Diga não á bullying

1 de novembro de 2010


Atriz Julianne Moore sofreu bullying porque tinha sardas


A bela e ruiva atriz Julianne Moore também sofreu bullying no colégio! Quando ela tinha 7 anos, seus colegas a apelidaram de “Morango Sardento” por conta do cabelo vermelho e das sardinhas. Olha só que maldade!
Quarenta anos depois, a atriz, conhecida no mundo todo, escreveu um livro sobre o assunto, chamado “Morango Sardento” (Cosac Naify), em que ela conta de forma bem divertida, a história de uma garotinha ruiva que só queria ser igual aos seus colegas da escola.
morangosardento1
Na história, a garota inventa um monte de coisas para se livrar do que mais a incomoda: as sardas.  Eu ainda sou sardenta e ainda não gosto delas, mas tenho outras coisas com que me preocupar”, diz a atriz que cresceu ouvindo frases como “Você é suja”.
Depois de várias tentativas de eliminá-las (sem sucesso, claro), ela resolve usar um capuz, daqueles que cobrem o rosto todo, para que ninguém a veja. Os colegas não a reconhecem e sentem sua falta, e só aí que percebe o quanto é querida, independente de sardas ou não.
A garotinha resolve se aceitar, afinal, “quem liga para um milhão de sardas quando se tem um milhão de amigos?”. Fofo, não?
“Morango Sardento” está disponível em português, com tradução da atriz Fernanda Torres. O livro também já tem seqüência, “Morango Sardento e o Valentão do Recreio”, a ser lançado no Brasil em 2011.



“Rodeio das Gordas”: episódio de bullying na universidade!


Não é só nos colégios que o bullying acontece de maneira cruel e violenta. No começo desse mês, durante os jogos universitários InterUnesp (Universidade Estadual Paulista), os estudantes organizaram uma “competição” chamada “Rodeio das Gordas”, em que o objetivo era “montar” sobre as alunas, de preferências obesas, e permanecer o maior tempo possível, assim como nos rodeios.
O “Rodeio das Gordas”, que contava com cerca de 50 participantes, aconteceu da seguinte forma: o rapaz se aproximava da garota, tipo um xaveco. Em seguida, agarrava a vítima e “montava” em cima dela, enquanto outros cronometravam para saber quem ficava mais tempo.
O episódio aconteceu em Araraquara (SP), entre os dias 10 e 13 de outubro, em que mais de 15 mil pessoas participam de jogos, festas e eventos culturais.
Até uma comunidade foi criada no Orkut para que os garotos contassem seus feitos, mas claro que a foi deletada. Agora é o repúdio que continua no site, na comunidade oficial do InterUnesp.
orkutunesp
Para se ter uma ideia, enquanto a garota era agarrada, chegavam a gritar absurdos como “pula, gorda bandida” e “escolhi você por ser a garota mais gorda que já encontrei”. Os que mantivessem “presas” por mais tempo ganhavam um kit com bata e caneca oficial do “Rodeio das Gordas”.
A Unesp divulgou em nota oficial que vai investigar o caso, mas as garotas que sofreram o ato também podem fazer uma denúncia de crime de injúria e dano moral.
Mas o pior é a humilhação sofrida por elas. Imagina se fosse com você? Como será que elas estão se sentindo? Comentem!

0 Comentários fofos:







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!